História

Em 1927, Dr. Odilon Braga, Deputado Federal, cuja irmã tinha sido aluna do Colégio Regina Coeli, do Rio de Janeiro, solicitou às MSC, a fundação de um educandário no Rio Pomba, sua cidade natal. Madre Rosário Marchesi representante de Madre Antonieta Della Casa, então Superiora Geral da Congregação, fez uma visita à referida cidade, para conhecer as possibilidades da fundação.

Rio Pomba é uma linda cidade do interior, em fase de desenvolvimento, notável pelo seu clima ameno e por um povo laborioso e honesto. Madre Rosário e sua companheira ficaram muito bem impressionadas com a honestidade mineira.

O povo e as autoridades locais as receberam muito bem e as acompanharam até o casarão que lhes serviria de residência. Convocadas outras Irmãs do Rio de Janeiro e de São Paulo e com o auxilio das famílias riopombenses, o casarão, dentro de algumas semanas, estava em condições de funcionamento para dar início ao Colégio. Este povo bom ajudou as Irmãs, também na campanha das matrículas, não só no Rio Pomba, como nas cidades vizinhas: Ubá, Rio Branco, Tocantins, Mercês, Silverânia e Guarani. E em 03 de Fevereiro de 1928, fundou-se o Colégio Regina Coeli. Diante de tanta dedicação, no dia de São José, 19 de março, o Colégio pôde ser inaugurado. Pronta a capelinha, foi realizada a benção da casa e a entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus, o Protetor daquela nova missão.

Após a cerimônia religiosa, o Dr. Odilon Braga exortou a todos para darem o seu apoio ao Colégio. Já bem instalado e contando com a ajuda deste povo bom e generoso, as atividades desta recém-inaugurada Casa de Educação cresceram rapidamente, em número e qualidade. Já no ano seguinte, o Colégio pôde oferecer à população o tão sonhado Curso Normal.

Muitas gerações passaram pelo Regina Coeli, sempre fiel ao seu compromisso com a educação que se resume em dar e receber, se concretiza no amor, no respeito, na acolhida, enquanto se esmera na formação integral dos alunos. Aquele velho casarão que abrigara as Irmãs e as alunas, tantos anos atrás, passou por uma boa reforma, modernizando-se, a fim de oferecer o melhor para os educandos: conforto, lazer, esporte, formação religiosa, cultural, moral e social.

A Comunidade Educativa do Colégio Regina Coeli está comemorando, neste ano de 2019, 91 anos de presença cabriniana em Rio Pomba e oferece todos os cursos preparatórios para os alunos enfrentarem a Faculdade, desde o Infantil ao 2º Grau completo. Para Madre Cabrini, Deus é o centro da realidade e da educação da pessoa. Sua obra tem fundamentos na “Educação de Coração” que se baseia nos princípios evangélicos, cuja meta principal é “EDUCAR PARA A VIDA”.