Proposta Pedagógica

Proposta

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Proposta Pedagógica do Colégio Regina Coeli está alicerçada nas Diretrizes Educacionais e Evangelizadoras da Rede de Educação Cabriniana que estabelece o marco referencial desde a identidade institucional – sua missão, visão, valores e as características da espiritualidade e do carisma que devem permear as ações da cada unidade educacional – até os propósitos de natureza pedagógica e situacional que embasam as orientações aos educadores, indicando o que se espera ver revelado nos planejamentos de aulas e as demais atividades realizadas pela escola, ou seja , na prática pedagógica O Colégio Regina Coeli como membro da Rede Educação Cabriniana fundamenta sua prática em alguns diferenciais pedagógicos: Ciclos de Aprendizagem, Sequência Didática e Projeto de Vida.

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental tem como proposta o acesso à educação geral, com ênfase no pensar, experimentar, criar e descobrir, proporcionando ao educando a construção de seu processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que desenvolve a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum. No decorrer do ensino fundamental buscamos ampliar gradualmente o exercício reflexivo dos alunos, a fim de favorecer o desenvolvimento de uma postura crítica que lhes possibilite aproximar-se de conceitos mais complexos. Buscamos também explorar diferentes possibilidades de trabalho com a língua escrita e falada, a fim de potencializar a capacidade de compreensão e expressão das ideais, aprofundando o trabalho realizado na alfabetização, a saber: a conquista da leitura e da escrita como fonte de informação e prazer, bem como a inserção do aluno no mundo como cidadão consciente. O Ensino Fundamental, tem como objetivo maior, dar continuidade à construção da autonomia intelectual e moral do aluno por meio da apropriação, ampliação e sistematização de diferentes recursos/ conteúdos, ensinados pelas diferentes áreas do conhecimento. Eixos norteadores do Ensino Fundamental: • Desenvolver habilidades sociais, afetivas e cognitivas necessárias à formação de pessoas capazes de atuar no cenário social, contribuindo para o bem coletivo; • Promover a socialização, a independência na realização das atividades, na solução de problemas e na elaboração de conclusões pessoais e coletivas; • Estimular no educando o desenvolvimento da autonomia e a percepção de seu papel como agente transformador, unindo a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de valores éticos e humanos; • Desenvolver habilidade e competências necessárias à concretização dos objetivos propostos para cada área do conhecimento; • Trabalhar em torno da formação de uma consciência planetária comprometida com a preservação e bom uso do meio ambiente; • Proporcionar a ligação e a significação dos saberes formais; • Oportunizar o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e do respeito mútuo em que se assenta a vida social; • Promover o desenvolvimento da religiosidade, a vivência autêntica do cristianismo, mediante um ambiente escolar marcado pelos valores evangélicos; • Desenvolver a capacidade do educando de aprender, tendo como meio básico o domínio da leitura, da escrita e do cálculo; • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercitar direitos e deveres políticos, civis e sociais, através de atitudes de solidariedade, cooperação, repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.