PROPOSTA PEDAGÓGICA

PROPOSTA PEDAGÓGICA 

 A Proposta Pedagógica do Colégio Regina Coeli está alicerçada nas Diretrizes Educacionais e Evangelizadoras da Rede de Educação Cabriniana que estabelece o marco referencial desde a identidade institucional – sua missão, visão, valores e as características da espiritualidade e do carisma que devem permear as ações da cada unidade educacional – até os propósitos de natureza pedagógica e situacional que embasam as orientações aos educadores, indicando o que se espera ver revelado nos planejamentos de aulas e as demais atividades realizadas pela escola, ou seja , na prática pedagógica O Colégio Regina Coeli como membro da Rede Educação Cabriniana fundamenta sua prática em alguns diferenciais pedagógicos: Ciclos de Aprendizagem, Sequência Didática e Projeto de Vida.

ENSINO MÉDIO

Dando continuidade ao trabalho realizado ao longo do ensino fundamental, o ensino médio tem como objetivo maior atuar na consolidação da autonomia intelectual e moral do aluno. Visa proporcionar a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos construídos, possibilitando ao educando o prosseguimento de estudos, priorizando sua inserção no ensino superior. É a etapa final de uma educação de caráter geral, preocupada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho, e como verdadeiro cidadão.

EIXOS NORTEADORES

• Fortalecer a formação da pessoa de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à realização do seu projeto individual;
• Aprimorar o educando como pessoa humana incluindo a formação religiosa, ética, ambiental, afetiva e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
• Desenvolver as competências para continuar aprendendo de forma autônoma, crítica e criativa em níveis mais complexos de estudo;
• Aperfeiçoar as habilidades sociais e cognitivas necessárias para possibilitar o acesso à universidade e a inserção ao mundo do trabalho;
• Promover o aprimoramento como ser humano incluindo a formação ética, espiritual e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
• Propiciar a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática em cada componente curricular.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação no Ensino Médio será trimestral, utilizando os 03 ( três)   instrumentos especificados abaixo:

1ª Nota AVP – Avaliação Parcial- Valor de 0 a 10 pontos

2ª Nota AVT– Avaliação Trimestral- Valor de 0 a 10 pontos

3ª Nota AT– Ficha de Registro de Atividades- Valor de 0 a 10 pontos

As disciplinas: Artes, Educação Religiosa, Filosofia, Sociologia e Espanhol terão como critérios de avaliação 02 ( duas) notas : a Prova trimestral e a AT (Ficha de Registro de Atividades).

 

EQUIPE
COORDENAÇÃO
PROFESSOR DISCIPLINA ANO/SÉRIE
1. Bruna Martins de Oliveira Inglês 1ª  à 3ª EM
2. Diego de Paiva Ferreira Educação Física  ( Masc) 1ª  à 3ª EM
3. Jacilene Vidal Silveira Educação Física  ( Fem) 1ª  à 3ª EM
4. Flávio Àglio do Carmo Geografia 1ª  à 3ª EM
5. Geraldo Magela Alves Gomes Biologia 1ª  à 3ª EM
6. Gleisson Antonio de Almeida Química 1ª  à 3ª EM
7. Hélia Maria Costa Santana Língua Portuguesa 1ª  à 3ª EM
8. Josiane Coutinho Silva Filosofia 1ª  à 3ª EM
9. Leonardo Ferreira Chaves História 1ª  à 3ª EM
10. Marcelly J. C. A Ciarallo Redação e Sociologia 1ª  à 3ª EM
11. Marconi Mendes de Souza Brum Matemática 1ª  à 3ª EM
12. Naiara de Souza Costa Física 1ª  à 3ª EM
13. Valéria Dutra Leite Arte 1ª EM
14. Wanélia Campos dos Reis Camilo Educação Religiosa 1ª  à 3ª EM